CONHECENDO A BÍBLIA
A estrutura da bíblia
A Bíblia se divide em duas partes: Antigo e Novo Testamento (AT/NT) A palavra Testamento significa “aliança”, “pacto”. O Antigo Testamento (Antiga Aliança) foi celebrado entre Deus e o povo de Israel.(os judeus) O Novo Testamento (Nova Aliança) foi celebrado entre Deus e sua a igreja. (no sangue de Jesus). O ANTIGO TESTAMENTO CONTÉM 39 LIVROS E O NOVO, 27 ASSIM TOTALIZANDO 66 LIVROS DIVIDIDOS EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS. O Antigo Testamento trata da promessa de enviar o Salvador (Messias) ao mundo através de Israel. O NT trata do cumprimento desta promessa. Em outras palavras: no Antigo Testamento o “Messias virá.” No Novo Testamento o “Messias já veio”, Cristo ao ressuscitar dentre os mortos nos também deixou outra promessa: Ele voltará a qualquer momento para levar para si aqueles que viveram na terra segundo sua Palavra.
A Bíblia é inspirada por Deus
Os escritores da Bíblia embora em culturas e idiomas diferentes; lugares e épocas também diferentes, todos escreveram sem nenhuma contradição. Deus supervisionou os escritores da Bíblia de modo que eles escreveram o que Ele tinha em mente. Procure em sua bíblia o texto e complete os espaços:
“Porque a ________________nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os _______________________de Deus falaram inspirados ______________________________________________.” (2 Pedro 1.21)
O tema central da Bíblia é Cristo
Ao longo da Bíblia Deus revela seu plano para salvar a humanidade. Um resumo básico da Bíblia seria: A criação do mundo, a corrupção do mundo e a redenção do mundo. Cristo como Salvador da humanidade ocupa o centro das Escrituras.
Sobre a criação do mundo leia em sua casa Gêneses cap. 1 e 2
Sobre a queda do homem, corrupção do mundo leia Gêneses cap. 3 e 4
Sobre a redenção do mundo leia João 3:16 e Gálatas 1:4
A Bíblia revela o que é certo e o que é errado
No Antigo Testamento os sacerdotes tinham a responsabilidade de ensinar a verdade ao povo de Israel. Em Ezequiel 44.23 lemos assim: “E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. ”Então a Bíblia fala sobre o caminho da vida e os caminhos da morte, o estilo de vida do homem justo e o estilo de vida mundano, daquele que serve a Deus e daquele que não o serve. Um verdadeiro filho de Deus leva em conta os princípios da Palavra de Deus em sua vida. Leia os textos em sua bíblia e complete:
“Como filhos ________________, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também ___________ em toda a vossa__________________, porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pe 1.14-16)
“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a __________________.” (Salmo 119.9)
“Escondi a tua ________________ no meu coração, para eu não pecar contra ti. ” (Salmo 119.11)
PORQUE DEVEMOS LER A BÍBLIA?
Ela é o alimento para nossa alma
“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” (Lucas 4.4)
Ela nos proporciona conforto e paz
“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança...” (Romanos 15.4,5)
“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração....” (Jeremias 15.16)
Ela dirige nossos passos
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119.105)
Ela é nossa arma de ataque e de defesa contra Satanás
“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Efésios 6.17) “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.” (Provérbios 30.5)
Ela proporciona nosso crescimento na graça e no conhecimento de Cristo
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2 Pedro 3.18)
Ela nos capacita a falar a verdade
“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4.11