Esboços de Escatologia: O significado da Grande Tribulação (Pr Napoleão Falcão).



Recentemente, durante uma conversa inspiradora com minha amiga e irmã em Cristo, Jesana, discutimos as intrigantes luas de sangue e sua possível ligação com as profecias bíblicas sobre o fim dos tempos. No decorrer do diálogo, Jesana mencionou uma apostila datilografada antiga que imediatamente chamou minha atenção. Pedi gentilmente que ela me emprestasse esse material para que eu pudesse examiná-lo mais detalhadamente.

A apostila, datilografada pelo renomado Pastor Napoleão Falcão, uma figura proeminente na Assembleia de Deus, especialmente no campo da escatologia, o estudo das últimas coisas, é de inestimável valor. Reconhecendo a relevância desse conhecimento e consciente das muitas dúvidas e questionamentos sobre o tema, decidi compartilhar alguns dos estudos contidos na apostila com os leitores do blog "Creio no Evangelho".

Embora eu não afirme que o Pastor Napoleão esteja absolutamente correto em todas as suas interpretações escatológicas, pois nenhum ser humano é infalível, seus esboços certamente podem servir como ferramentas úteis para aqueles que desejam se aprofundar no estudo da escatologia. Assim, apresento aqui o primeiro esboço escatológico da apostila intitulada "O fim dos tempos" pelo Pastor Napoleão Falcão.

O Significado da Grande Tribulação

§  Será um tempo de angústia para Israel (Dn 12:1; Jr 30:7).

§  Será um período de derramamento divino (Ap 6:16-17; Dn 8:19).

§  Será a manifestação do Juízo de Deus (Rm 2:5).

§  Será um dia grande e muito terrível (Jl 2:11; Sf 1:14-16).

§  Será a hora da provação (Ap 3:10).

§  Será o dia da vingança do nosso Deus (Lc 4:19; II Ts 1:9).

O Que Acontecerá Durante a Grande Tribulação?

§  Por algum tempo, a morte se ausentará (Ap 9:6; Is 2:19).

§  Haverá operação plena da iniquidade em todo o mundo (II Ts 2:7-10).

§  O anticristo fará uma aliança hipócrita com Israel (Jr 30:7).

§  Na metade da semana de sete anos, o pacto será rompido (Dn 9:27; Zc 12:9; Is 25:9).

§  Haverá manifestação das pragas, taças e ais, com a ira do Todo-Poderoso (Ap 9).

§  Haverá morte de um terço da população mundial (Ap 9:18).

§  Haverá toque das sete trombetas, demonstrando o poder de Deus (Ap 8, 9, 11)

Quando Ocorre a Grande Tribulação?

§  Sempre houve tribulação no mundo, mas esta será sem igual.

§  Começará imediatamente após o arrebatamento da Igreja.

§  Durará uma semana de anos (Dn 9:27), a septuagésima semana descrita pelo profeta Daniel.

§  Será dividida em duas partes de três anos e meio.

§  Quarenta e dois meses (Ap 13:5; Ap 11:2).

§  Um mil e duzentos e sessenta dias (Ap 11:3; Ap 12:6).

§  Tempo, tempos e metade de um tempo (Ap 12:14).

Os Dominadores da Grande Tribulação

§  Assim como hoje opera a Trindade Divina, então operará a trindade maligna.

§  Esta trindade será constituída pelo Dragão, a Besta e o Falso Profeta.

§  Operará com sinais sobrenaturais.

§  Operará com poderes militares, políticos e religiosos.

§  Dominará a terra com prodígios e sinais.

§  O Espírito Santo não estará operando sobre os homens nesta época.

A Grande Tribulação e a Igreja

§  A Igreja não estará na terra durante a Grande Tribulação (Is 26:20).

§  A Igreja não experimentará o cálice da ira de Deus (Rm 1:18; 2:5; 5:9; I Ts 1:10; 5:9).

§  A Igreja será poupada da hora da provação que virá sobre todo o mundo** (Ap 3:9).

§  A Grande Tribulação provocará desespero, mas a Igreja recebeu palavras de consolação** (I Ts 4:16-18).

§  Alguns santos experimentarão a Grande Tribulação (Ap 7:14).

§  A Igreja escapará da Grande Tribulação se estiver vigilante (Lc 21:28, 36).

§  A Igreja terá sido glorificada (I Ts 4:17).

Fim da Grande Tribulação

§  A volta de Cristo (Ap 19:11-13).

§  A Glória de Cristo (Ap 19:15-16; Mt 16:27).

§  A vitória de Cristo (Ap 11:15).

§  O governo de Cristo (At 15:1-17; Jr 25:5-6; Lc 1:32).

§  A purificação de Israel (Is 2:5-22; 16:1-5; 24:1-25).

§  O cumprimento final das alianças de Deus no passado (Gn 12:13; 17:1-5; Ez 20:33-34).

§  A derrota final do anticristo e suas hostes (II Ts 2:8).

Compreender as profecias escatológicas, como as mencionadas neste esboço, é um desafio que tem intrigado estudiosos, teólogos e crentes ao longo dos séculos. Cada interpretação e abordagem oferecida por eruditos e líderes religiosos traz perspectivas únicas sobre os eventos que podem ocorrer durante a Grande Tribulação e o fim dos tempos.

É fundamental lembrar que a escatologia é uma área de estudo que envolve muitas interpretações e teorias diferentes. A diversidade de opiniões pode ser uma oportunidade para o debate saudável e o aprofundamento da compreensão das profecias bíblicas, desde que seja feito com respeito e humildade. Independentemente de nossas crenças específicas sobre o assunto, o importante é cultivar uma busca constante pela verdade e pela compreensão das Escrituras.

Também é essencial manter uma atitude de amor e serviço ao próximo, independentemente das diferenças de opinião, e lembrar que a mensagem central do Evangelho é o amor de Deus por todos nós e a redenção através de Jesus Cristo.

À medida que exploramos essas questões escatológicas, é essencial fazê-lo com a mente aberta e disposição para aprender, pois ninguém tem todas as respostas definitivas. Afinal, o conhecimento humano é limitado, mas a busca pela verdade e o crescimento espiritual são uma jornada contínua.

Portanto, que este esboço escatológico do Pastor Napoleão Falcão e a discussão subsequente sirvam como um ponto de partida para aprofundar seu estudo das profecias bíblicas. E lembre-se sempre de que, independentemente de como interpretamos essas profecias, a mensagem central da fé cristã é o amor de Deus e a esperança encontrada em Jesus Cristo. Que essa esperança nos guie em nossas jornadas espirituais e no entendimento das verdades eternas da Palavra de Deus.

8 Comentários

  1. Jaime e Julio

    Desculpe-nos os amigos pré-tribulacionistas, mas nem fazendo força, dá pra acreditar que a Igreja será arrebatada antes da Gr. tribulação.

    CONFIRA A MÁGICA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
    1-Somente a mágica pré-tribulacionista, consegue separar uma única vinda de Jesus em duas fases (?); enquanto que as Escrituras, sempre anunciaram apenas UMA ÚNICA VINDA DO CÉU À TERRA – ...VIREI OUTRA VEZ...(Jo. 14:2 – Mt. 24:29-30 – Mc.13:24 a 26 – Lc. 21:27 –; 6:12 a 17. Etc...).

    2-Somente a mágica pré, consegue apresentar uma única vinda do Senhor, de dois modos diferentes: Uma invisível a outra visível (?). Enquanto que as Escrituras, mostram a próxima vinda do Senhor, num único modo: Visível e sonoro, global com poder e grande Glória (Mt. 24:29-30 - Mc. 13:24 a 26 – Lc. 21:27 – Ap. 1:7; 6:12 a 17. Etc...).

    3-Somente a mágica pré consegue apresentar a vinda do Senhor, com diferença de tempo de sete anos entre uma e outra (?). Enquanto as Escrituras apresentam a única vinda do Senhor, após a última semana de Daniel (3.5 anos da apostasia + 3.5 do filho da perdição) II Tes. 2:1 a 5.

    4-Somente a mágica pré consegue apresentar uma ressurreição e um arrebatamento “ANTES DO ÚLTIMO DIA”; enquanto Jesus ensinou que estaria com a Igreja, “...TODOS OS DIAS, ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”. Mat. 28:20b. Conferindo também, com a única ressurreição e único arrebatamento da Igreja no último dia,“ante (nos dias) da sétima trombeta” (1 Cor. 15:51-51).
    “E a vontade do pai que me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, MAS QUE RESSUSCITE NO ÚLTIMO DIA”. Jo. 6:39 - 40;44 e 54.

    5-Somente a mágica pré consegue separar um povo de Deus, com uma mesma fé, em três povos diferentes: Igreja, os mártires da Gr. tribulação e Israel; contrariando as palavras de Jesus, que disse: “...Haverá UM SÓ REBANHO e um só Pastor”. Jo. 10:16 – Efe. 2:14-15.

    Reply Delete 30 de novembro de 2015 às 11:57
    1. Unknown

      Cada um com a sua fé. Desejo sucesso aos que desejam permanecer na Terra nesse período.

      Reply Delete 5 de março de 2018 às 18:18
  2. Jaime e Julio

    6-Somente a mágica pré consegue crer numa ressurreição e num arrebatamento feito “EM MEIA SOLA”, para essa parte da Igreja de formação gentílica, sem a conversão da outra parte Dela, os remanescentes israelitas, que nos últimos dias, serão novamente enxertados “PELA MESMA FÉ”, na mesma Oliveira, (Rom. 11:23 e 26).
    “Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito (parte da Igreja - gentios), para que eles (outra parte dos que comporão a Igreja – os israelitas), sem nós NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS”. Heb. 11:40.

    7)-Somente a mágica pré-tribulacionista, consegue acrescentar os vários versos bíblicos:
    -Apoc. -3:10 - “TE GUARDAREI DA HORA...” para: “TE ARREBATAREI ANTES DA HORA...”(?).

    -ITes.1:10 - “...QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA.” ...” Para: “QUE NOS LIVRA ANTES DA IRA FUTURA”(?).

    -ITes.5:9 - “...DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA...” Para: “A IGREJA SAIRÁ DO MUNDO ANTES DA IRA”(?).

    -IITes. 2:7 - “...ATÉ QUE (DO MEIO) SEJA TIRADO”. Para: “O Espírito Santo SAIRÁ (DO MUNDO) antes da Gr. tribulação no arrebatamento da Igreja(?).

    7-Somente a mágica pré-tribulacionistas, consegue transformar “OS SANTOS” dos versos “indefinidos” de (Zac. 14:5 e Jd. 14), “EM SANTOS – IGREJA”, que virão do céu com Jesus, na sua fantasiosa segunda fase da vinda (???). Enquanto que, o contexto dos demais versos referentes a vinda, chamam estes santos “definidamente” de SANTOS – ANJOS (Mat.25:31 - Mc. 8:38 – Luc. 9:26 - 2Tes. 1:7).

    Conforme vimos meus amigos... A doutrina pré-tribulacionista, é mesmo uma grande ABERRAÇÃO!!! Quem crer nela, não está longe de crer também em Harry Potter, Papai Noel, mula sem cabeça, Saci Perere, etc...

    Pare e medite:
    Entre um cristão pós, e um cristão pré-tribulacionista, quem vai ser surpreendido e escandalizado (Mat. 24:10) com a chegada da “noite” – Gr. tribulação?
    Um cristão Pós-tribulacionista, que creu antes, numa interpretação real, dum arrebatamento tardo (Mat.25:5), num tempo de grandes aflições?
    Ou um cristão pré, que creu na interpretação forçada, dum arrebatamento fantasioso antes da Gr. tribulação?
    “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam”. Mat. 25:8.

    Portanto, meus irmãos, acautelai-vos das fábulas criadas pelas teologias que não tem compromisso nenhum com a Palavra de Deus.
    “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos
    ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias
    concupiscências;
    E DESVIARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE, VOLTANDO ÀS FÁBULAS”. II Tim. 4:3-4.

    Peçam gratuitamente o gráfico escatológico, contendo a ordem e a cronologia dos períodos da Gr. tribulação, vinda de Jesus e arrebatamento da Igreja (menos o dia e hora e o momento da vinda) pelo nosso E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    Jaime e Júlio – Curitiba Pr.

    Reply Delete 30 de novembro de 2015 às 11:57
    1. Pr. Jorge Braz

      Também acredito que será desta maneira. Sinceramente eu não entendo este medo que o povo tem, a igreja durante toda a sua trajetória passou por terríveis e cruéis perseguições. Eu aprendi assim também, mas o Senhor me despertou e acredito sinceramente que assim como foi com a igreja primitiva que começou debaixo de uma terrível e horrenda perseguição, da mesma forma será a igreja do arrebatamento, também passará pelo mesmo processo. Até porque, não somos melhores que eles, acredito que estamos muito aquém a fé de nossos pais da igreja. Hoje em várias partes do mundo a igreja está sofrendo terrivelmente, é só olhar para alguns países e veremos esta realidade, só não vê quem não quer. Acredito que ninguém quer passar por tribulações, nem eu quero, mas pelo que tudo indica passaremos sim por ela. Até porque esta igreja que aí está, não digo todas, não representa o verdadeiro evangelho. Que possamos nos preparar para estes dias, sinceramente quero está errado sobre isto, mas creio que não. Que o Espírito Santo nos fortaleça a cada dia, pois tempos difíceis aguardam a igreja verdadeira do Cordeiro de Deus. Paz do Senhor Jesus para todos.

      Reply Delete 20 de julho de 2019 às 15:55
  3. Unknown

    Também tenho a mês crença de que, na grande tribulação se pernanecermos obedecendo aos mandamentos do nosso amado Mestre"Senhor Jesus Cristo" estaremos desfrutando da sua magnífica presença e na expectativa de com Ele aqui retornar. Se alguém tem outra percepção, respeito, nas eu prefiro está com "Cristo"

    Reply Delete 30 de março de 2019 às 17:06
  4. Unknown

    A doutrina pré tribulacionista perto das outras teorias se torna robusta irrefutável e incontestável!

    Reply Delete 3 de outubro de 2021 às 12:11
  5. Pastor Zaqueu Silva

    Meus irmãos pós-tribulacionistas
    A diferença entre os pós-tribulacionistas e os pré-tribulacionistas é que nós pré-tribulacionistas aguardamos e esperamos nos encontrarmos com Cristo e os pós-tribulacionistas esperam e aguardam e encontrar com o Anticristo.
    Enquanto vocês prova a reinado do anticristo nos estaremos com Cristo Jesus hóóó glória.
    Ap:3:10 como hoje estamos guardando a palavra da sua paciência, também ele nos guardará da hora da tentação.
    Deus não nos guardará na hora mais sim da hora.
    Assim como Noé e sua família foi guardado na arca no grande dilúvio assim a igreja será guardada no dia da irá de Deus, Jesus já preparou o lugar João 14.
    Assim como Deus tirou Ló da cidade de sodoma e gomorra assim Deus também tirara a sua amada igreja.
    Não precisaremos pagar o preço do sofrimento da grande tribulação, o preço foi pago na cruz.
    Não é mágica meu irmão são textos que vocês não conseguem interpretar, da forma correta, vocês usam textos sem contexto, texto isolado...

    Reply Delete 19 de dezembro de 2021 às 16:34
Postagem Anterior Próxima Postagem