"Há mais de trezentos anos antes do nascimento de Martinho Lutero, surgiu inesperadamente em Lyon, no sudeste da França, um reformador improvável chamado Peter Valdo. Seus protestos contra as doutrinas e práticas da Igreja Católica Romana foram abalos significativos que prenunciaram o terremoto espiritual que se seguiria: a Reforma Protestante. O movimento que Valdo iniciou subsistiu e se uniu à grande Reforma. Pouco se sabe sobre a vida de Valdo, inclusive seu verdadeiro nome, que poderia ser Valdés ou Vaudés. Não há registro exato de seu nascimento ou morte, mas os historiadores concordam que ele viveu entre os anos de 1205 e 1218.
A Conversão
de Pedro Valdo
A primeira coisa que decidiu fazer foi ler a
Bíblia, mas como ela só existia na Vulgata latina e seu latim era pobre,
contratou dois estudiosos para traduzi-la para a língua coloquial para que
pudesse estudá-la e entende-la.
Depois, procurou o conselho espiritual de um padre,
que lhe indicou os Evangelhos e citou as palavras de Jesus em Lucas 18:22: “Falta-te
ainda uma coisa; vende tudo quanto tens e distribui aos pobres, e terás um
tesouro no céu; e vem me seguir ( Lucas 18:22 ). Estas palavras de Jesus
perfuraram o coração de Pedro Valdo. Como o jovem rico, Valdo percebeu que
estava servindo a Mamom, não a Deus. Porém, ao contrário do jovem rico que se
afastou de Jesus, Valdo se arrependeu e fez exatamente como Jesus disse: deu
tudo o que tinha aos pobres (depois de fazer provisões adequadas para sua
esposa e filhas). Daquele momento em diante, ele decidiu viver em total
dependência de Deus para sua provisão.
O pregador Pedro Valdo
Ao
passo que ganhava maturidade e crescia espiritualmente na fé em Jesus Cristo,
Valdo se dedicou ao ensino e pregação da Bíblia nas ruas de Lyon. Não demorou
muito e começaram a surgir seguidores, os quais receberam diversos nomes:
Homens Pobres de Lyon, Os Pobres de Deus, valensianos ou valdenses.
Valdo iniciou uma tradução do Novo Testamento da Bíblia para
o francês provençal que era o francês falado nas comunidades rurais do sul da França
ou a língua local na época. Assim, pregadores leigos (não clérigos) também
começaram a pregar e passar a palavra de Deus adiante e os valdenses começaram
também a pregar o evangelho.
O nascimento de um movimento
Quanto mais Valdo estudava as Escrituras, mais
preocupado ficava com certas doutrinas, práticas e estruturas governamentais da
Igreja Católica Romana, sem falar em sua riqueza, e ousava pregar contra elas.
Visto que a Igreja proibia oficialmente a pregação leiga, Valdo e seus
discípulos atraíram a oposição dos líderes da Igreja.
A oposição
Nos primeiros anos, o movimento Valdés foi um
movimento de reforma. Valdo nunca teve a intenção de deixar a igreja e se
apegou a inúmeras doutrinas católicas tradicionais. Mas após a excomunhão, e
mesmo após a morte de Valdo, as convicções protestantes dos valdenses cresceram
e se solidificaram.
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Eles rejeitaram todas as reivindicações de
autoridade à parte das Escrituras.
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Eles rejeitaram todos os mediadores entre Deus e o
homem, exceto Cristo Jesus (embora Maria fosse temporariamente reverenciada).
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Eles rejeitaram a doutrina de que apenas um padre
poderia ouvir confissão e argumentaram que todos os crentes também poderiam.
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Eles rejeitaram o purgatório e, portanto,
rejeitaram as indulgências e as orações pelos mortos.
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Eles acreditavam que os únicos sacramentos
aprovados pelas Escrituras eram o batismo e a comunhão.
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Eles rejeitaram a ênfase da Igreja em jejum, dias
de festa e restrições alimentares.
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Eles rejeitaram o sistema de castidade sacerdotal e
o mosteiro.
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Eles rejeitaram a veneração de relíquias,
peregrinações e o uso de água benta.
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Eles rejeitaram a reivindicação do papa de
autoridade sobre os governantes terrestres.
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Finalmente, eles rejeitaram a sucessão apostólica
do Papa.
A Pré-Reforma encontra a Reforma
A excomunhão e morte de Valdo não parou o movimento
Valdés que continuou a crescer por um tempo. Espalhou-se pelo norte da Itália e
regiões da Espanha, Áustria, Alemanha, Hungria e Polônia. A perseguição da Igreja Católica Romana também continuou e se tornou mais
severa, até que no século XV as fileiras valdenses diminuíram para pequenas e
obscuras comunidades nos vales da França e da Itália, mas quando a Reforma
Protestante apareceu no século XVI, a maioria dos valdenses se tornou de fato protestante.
Conclusão
A história de Pedro Valdo, também conhecido como Valdo, é uma inspiradora
jornada de transformação e coragem. Ao renunciar suas riquezas e buscar a
verdade nas Escrituras, ele se tornou um precursor da Reforma Protestante,
impactando significativamente o cenário religioso da época.
A
decisão de Valdo de compartilhar seus bens com os necessitados, acolher os
injustiçados em sua casa e oferecer alimento aos famintos durante a grande fome
demonstra sua profunda compaixão e compromisso com os ensinamentos de Jesus.
Sua busca por uma vida de acordo com a palavra de Deus inspirou muitos
seguidores, que posteriormente ficaram conhecidos como os valdenses.
A
persistência dos valdenses, enfrentando perseguições e repressões, destaca sua
dedicação em pregar o Evangelho e defender suas convicções reformistas. Embora
suas ideias tenham sido consideradas heréticas pela Igreja Católica, sua
influência perdurou e contribuiu para a Reforma Protestante liderada por
Martinho Lutero.
A
história de Pedro Valdo é um lembrete de que indivíduos determinados, mesmo em
meio a desafios e oposições, podem desempenhar papéis cruciais na transformação
da sociedade e da religião. Seu legado de coragem, serviço aos necessitados e
busca pela verdade continua a inspirar pessoas em todas as épocas.