Russell Earl Kelly, PHD
ROM. 14: 5 Um homem considera um dia acima do outro, outro considera todos os dias igualmente. Deixe cada homem totalmente convencido em sua própria mente.
Enquanto muitos (como eu) afirmam que todos os dias
santos foram abolidos, incluindo o sábado do sétimo dia, os adventistas do
sétimo dia rejeitam Romanos 14: 5 como outra referência apenas aos dias santos
cerimoniais. O sábado do sétimo dia, afirmam, não pode ser incluído neste
texto porque, como um dos princípios morais eternos dados por Deus nos Dez Mandamentos,
não era negociável.
Por um lado, os cristãos judeus achavam muito
difícil cessar imediatamente séculos de tradição, a observância da Lei
mosaica, Templo adoração e observância do sábado. Por outro
lado, Paulo nunca encorajou os cristãos gentios a observar a lei mosaica,
Templo, adoração ou qualquer dia santo. Para Paulo, a doutrina da
liberdade cristã, ou liberdade, se estende também aos dias santos, seja sábado,
domingo, Páscoa (Páscoa) ou Natal!
Os primeiros Coríntios, capítulos 8 e 9, explicam a
“liberdade” ou “liberdade” do crente em Cristo. A doutrina da liberdade cristã é importante em relação aos
"dias santos", como o sábado do sétimo dia ou o domingo. Essa
liberdade também envolve a diferença entre a Lei mosaica e a “Lei de
Cristo”. A discussão de Paulo em 1 Coríntios também está
relacionada à sua declaração em Romanos 8: 2: “Porque a lei do Espírito
da vida em Cristo me libertou. da lei do pecado e da morte ”.
Aqueles que não compreendem o conceito
de liberdade cristã são facilmente ofendidos. “Mas vede que essa liberdade não seja de modo
algum uma escândalo para os fracos” (1 Coríntios 8: 9). “Aos fracos
me tornei fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos os
homens, para salvar a todos ”(1 Coríntios.9:22).
Um exemplo dessa “liberdade de ação” envolveu a
comida oferecida aos ídolos. Especificamente, porque
Paulo sabia que “um ídolo não é nada” (1 Co 8: 4), não o ofendeu pessoalmente
por comer comida que havia sido oferecida a ídolos. “Mas não existe esse
conhecimento em todos os homens.” Os antigos idólatras pagãos que se tornaram
cristãos ficaram ofendidos com a visão de cristãos judeus comendo comida
comprada no mercado do templo pagão (8: 7). Portanto, em vez de ofender a
consciência de um crente gentio mais sensível, Paulo recusou-se a comer comida
oferecida a ídolos na presença desses novos crentes (8: 10-13).
Um segundo exemplo da “liberdade de ação” de Paulo
envolveu o pagamento de salários pela pregação . Enquanto ele estava "livre" para receber ajuda
financeira em seu ministério, ele também estava livre para recusar assistência
financeira (1 Co 9: 1-14). Contanto que não ofendesse os
outros, Paulo freqüentemente exercia sua “liberdade” recusando apoio
financeiro regular na maioria das vezes da maioria das igrejas
(Atos 20:33-35). Essa "liberdade" ou "liberdade"
permitiu que ele pregasse o evangelho de maneira completa e desimpedida (1
Coríntios.9:15-19).
- 1 Cor. 9:19 Pois embora eu esteja livre de todos os homens, ainda assim me tornei servo de tudo que eu poderia ganhar ainda mais.
- 1 Cor. 9:20 E aos judeus eu me tornei como judeu para ganhar os judeus. Aos que estão debaixo da lei, como debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei;
- 1 Cor. 9:21 Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
- 1 Cor. 9:22 Para os fracos, tornei-me tão fraco que poderia ganhar os fracos. Eu sou feito todas as coisas para todos os homens que eu poderia por todos os meios salvar alguns.
- 1 Cor. 9:23 E isso eu faço pelo evangelho para que eu possa participar com você.
Um terceiro exemplo de "liberdade em
ação" envolve dias santos. Primeiro, enquanto apenas com os
judeus, Paulo agia como judeu, observou a Lei mosaica, incluindo suas leis
alimentares, sacrifícios do templo e seus sábados. Isso explica por que
ele entrou nas sinagogas nos dias de sábado e tentou explicar aos que estavam
dentro do evangelho de Jesus Cristo (9:20). Em seguida, enquanto apenas com
os cristãos gentios, Paulo agiu como um deles, recusando-se a comer comida
oferecida aos ídolos e ignorando os dias santos (9:21). Finalmente, quando
Paulo estava com ambos os grupos ao mesmo tempo, ele foi muito cuidadoso para
não ofender a fim de que ele pudesse levar tanto ao conhecimento do evangelho
(9:22). Todas as ações cuidadosas de Paulo foram “por amor do evangelho”
(8:13; 9:23).
Gal. 5: 22-23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança - contra tais coisas não há lei.
Enquanto a "liberdade" de
Paulo em Cristo não ofendeu aqueles a quem ele estava tentando ganhar, não
havia código moral, nem princípio de lei, contra ela. Foi um momento
transitório difícil. Embora as coisas que Paulo fez nos tentem a acusá-lo
de ser "hipócrita" ou "de duas faces", suas ações
resultaram inteiramente do "fruto do Espírito".
Uma extensão da liberdade de Paulo em
Cristo se aplicava aos dias de adoração. Como visto no livro de Atos, ele poderia adorar com os judeus no sábado
e ser livre, ou então ele poderia adorar com os gentios em
outros dias e ainda ser livre. Paulo tinha o evangelho
"privilégio", "certo" ou "liberdade", para
escolher qualquer dia da semana para adorar e ser livre, ou
então ele poderia considerar todos os dias de igual
importância e ser livre. No entanto, de acordo com Romanos 14: 5,
Paulo esperava que cada pessoa pesquisasse profundamente o assunto e se
tornasse "totalmente convencido" pessoalmente. Paulo não fez
"o dia da semana" um problema!
O ponto é que, sob o Novo Pacto,
não há absolutamente nenhuma importância dada a qualquer dia sagrado! -
seja sábado ou domingo! - apenas para uma pessoa santa,
Jesus Cristo! "Em Cristo" o crente tem conclusão em
tudo que Deus requer da salvação, tanto justificação como santificação (1
Cor.1:30; Col. 2:10). O crente tem completo descanso sem
pecado Nele o dia todo, todos os dias (Hb 4: 3).
Muitos cristãos acreditam que o domingo
substituiu o sábado na lista dos Dez Mandamentos como o novo dia sagrado que
Deus ordenou que todos os cristãos observassem. Tanto os sabatistas de
domingo como os sabatistas de sábado ensinam que o calvário só aboliu os aspectos
judiciais e cerimoniais da Lei, mas não os Dez Mandamentos. Tal raciocínio
é o que me levou a ser adventista do sétimo dia muitos anos atrás. Os SDAs
ofereceram corajosamente US $ 5.000 para qualquer pessoa que possa produzir
qualquer texto que diga que Deus ordenou uma "mudança" de sábado a
domingo. Ninguém vai recolher o dinheiro porque esse texto não
existe! A “mudança” foi do sábado ao descanso de todos os
dias em Cristo (Hb 4: 3).
De fato, a Nova Aliança não instrui os
crentes a “lembrar” qualquer “dia”, para mantê-lo santo! Os adventistas do sétimo dia têm um problema real em definir a palavra
“Lei”. Sua definição restrita de “Lei” como os “Dez Mandamentos” não é
bíblica. A Lei era um todo indivisível, o Antigo Pacto, apenas para
osIsrael. Isto é claramente afirmado muitas vezes no Antigo
Testamento. Ou TODA a Lei ainda é válida B mandamentos,
estatutos e julgamentos - ou nada disso é (MT.5:17-48). Pesquise isso por
si mesmo! Os exemplos dados por Jesus em Mateus 5: 20-48 incluem todas as
três seções da Lei Mosaica. Há um grande problema encontrado quando se
tenta citar5:17-19 e limitar o seu alcance aos Dez Mandamentos, a fim de provar
o sábado.
Crentes que reconhecem a morte
vicária, sepultamento, ressurreição e ascensão de Cristo estão
realmente mortos para toda a Lei (João 1: 7; Romanos 6:14; 7: 4, 6; 8: 2-3; 2
Coríntios 3 : 6-11; Gl 3:19, 23-25; 5:18; Hb 8:13). Aquela parte da lei de
Deus que é eterna e moral está agora escrita no coração do crente e a
obediência é inspirada pela habitação do Espírito Santo (Heb.8:10-13). O
cristão obedece a Deus por causa da “lei de Cristo” (ROM. 8:
2), a "lei do amor" (Rom.13:10; Gal.5:14), a
“lei da fé” (Rom 3:27; Gal.5:22-25) ou a "lei real" (Tiago
2: 8).
Enquanto apenas as partes morais do
caráter de Deus são repetidas nos termos da Nova Aliança, não há um dia sagrado
específico repetido. (O mandamento inerente do sábado de deixar os
escravos descansarem também desapareceu.) Não há ordem para mudar de sábado
para domingo; há apenas evidências de que o mandamento do sábado terminou
porque o cristão não está sob qualquer parte da Lei Mosaica como um
pacto. Isso significa que nem sábado, nem domingo são ordenados dias
santos! Embora a maioria dos crentes tenha escolhido livremente se reunir
para o culto aos domingos (e quartas-feiras), qualquer dia é apropriado. Assim,
enquanto os adventistas do sétimo dia estão corretos em apontar que o Novo
Testamento não contém um único texto mudando o sábado para o domingo, tampouco
contém um único texto continuando o culto de sábado. Exatamente o oposto é
verdadeiro em Atos 15: 5-11, 24; 16:21, 29; Romanos 14: 5,
Colossenses 2:16 e Gálatas 4: 9-11.
Domingo não é um substituto do Sábado
dos Dez Mandamentos. Caso contrário, seria
necessariamente colocar o crente novamente sob as restrições estritas do sábado
da Antiga Aliança, incluindo a pena de morte por violação. Para ter o
culto corporativo, os primeiros cristãos escolheram o domingo. A
maioria acredita que o fez em honra da ressurreição de Cristo.
1 Coríntios 16: 2 também não ordena a
observância do domingo. “No primeiro dia da semana cada um de
vocês ponha de parte em seu lugar como Deus o fez prosperar, para que não haja
reuniões quando eu vier”. O contexto de 16: 2, é 16: 1: “Agora, a respeito
do coleção para os santos . ”Paul estava coletando comida para alívio
da fome emJudéia. Os crentes eram ordenados, não para adorar, mas
para realizar trabalho físico no domingo. Eles foram
orientados a “pôr de lado e salvar” (NAS), “colocar por ele na loja” (KJV) “que
nenhuma coleta seja feita quando eu chegar”. Isso significava carregar
fisicamente suprimentos de alimentos para áreas de armazenamento para evitar
atrasos no navio de Paulo. no porto. O texto não discute nem dias santos
ou ofertas para os salários e edifícios da igreja! Embora provável, o
culto corporativo nem é mencionado.
Os dias santos restringem a unidade e a
liberdade dos cristãos! De acordo com Efésios 2: 10-17, a “lei
dos mandamentos contidos nas ordenanças” era a “parede do meio da separação”,
ou a “inimizade” que proibiaIsraelde companheiros de navegação com outras
nações. Os dias sagrados semanais e sazonais do sábado eram ordenanças
especialmente separadasIsrael dos gentios. Os fariseus-cristãos
de Atos 15 queriam forçar esses dias santos aos gentios
convertidos. Contudo, Deus escolhe outro caminho ; Ele
escolheu abolir todos os dias santos (Atos 15: 5-11, 24).
Gal. 4: 9-11 “Mas agora que você veio a conhecer a Deus, como é que você volta novamente para as coisas elementais fracas e inúteis, às quais deseja ser escravizado de novo? Você observa dias [semanais] e meses [mensais] e estações [sazonais] e anos. Temo por você que talvez tenha trabalhado em vão em demasia.
Cl 2: 16-17 “Portanto, ninguém se aja como seu juiz com relação a comida ou bebida ou a respeito de um festival [sazonal] ou uma lua nova [mensalmente] ou um dia de sábado [semanal], coisas que são um mera sombra do que está por vir; mas a substância pertence a Cristo ”.
Retornar a um padrão de dias sagrados
comandados destrói a liberdade cristã e coloca um de volta sob uma abordagem
legalista à santificação. Gálatas 4 é um aviso para não
substituir antigos dias sagrados paganistas pelos chamados dias santos CRISTÃOS
(ou Judeus). Conforme detalhado em outro capítulo, a sequência de Gálatas
4: 9-11 e Colossenses 2: 16-17 é semanal, sazonal, anual e deve incluir o dia
do sábado semanal.
Os “dias santos” exigidos não têm lugar
na Nova Aliança, porque desviam a atenção de Cristo, nosso santo tudo-em-tudo . Toda promessa que foi significada pelos dias santos já é
"sim" em Cristo (2 Cor.1:20). O domingo é apenas um dia não
ordenado que muitos cristãos escolheram livremente para se reunir para o
culto. Entendido corretamente, o domingo NÃO é o substituto para o dia de
sábado dos Dez Mandamentos. Para os crentes, todo dia é um dia de descanso
da nova criação concedido pela expiação sem pecado de Jesus Cristo (Hb 4: 3).
O "medo" de Paulo em
Gálatas 4:11A ênfase nos dias santos e nos festivais aplica-se também à
ênfase cristã do domingo, da Páscoa e do Natal. Como os guardadores do
sábado do sétimo dia, muitos sentem que cumpriram seu dever para com Deus
observando “dias santos”.
FONTE
Expondo o adventismo do sétimo dia
Russell Earl Kelly, PHD
Tags:
Doutrina