Nadabe e Abiu, filhos de Arão, foram mortos pelo
fogo que saiu da presença de Deus quando entraram relaxadamente em lugar que
não lhes era permitido oficiar como sacerdote. O incidente que resultou na
morte desses dois profanos está relatado no livro de Levíticos, no capítulo 10
versos 1 e 2. O texto diz o seguinte:
“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o
seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e apresentaram
a Deus, o Senhor, como oferta. Mas não fizeram isso de acordo com as leis de
Deus, e por isso ele não aceitou a oferta. De repente, saiu fogo da presença do
Senhor e os matou; e assim os dois morreram ali onde Deus estava”.
Para
evitar outras mortes, Deus mandou Moisés advertir os líderes do sacerdócio
quanto à imensa prudência que deviam guardar, todas as vezes que fossem se
apresentar diante Dele. A advertência dada por Deus a Moisés, encontra-se no
livro de Levíticos, no capítulo 16 versos 1 e 2 e as palavras são as seguintes:
Falou o Senhor a Moisés, depois que morreram os
dois filhos de Arão, tendo chegado aqueles diante do Senhor. Então, disse o
Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo
tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a
arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório”.
Nadabe e Abiú morreram, não porque se apresentaram
com “fogo estranho” perante Deus, mas por terem feito esse sacrilégio no Lugar
Santíssimo, “para dentro do véu”.
A expressão “para dentro do véu”, na linguagem bíblica, no contexto da expiação, sempre se refere ao Lugar Santíssimo que também é conhecido por Santo dos Santos, Segundo Compartimento, Segundo Tabernáculo, etc. Quanto a essa questão, não é possível ter dúvidas. Os versos da Bíblia que se seguem, não permitem em absoluto, qualquer tentativa de se ter outra opinião que não seja a que está sendo defendida neste artigo.
Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio
de brasas de fogo, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem
moído e o trará para dentro do véu. Porá o incenso sobre o fogo, perante o
Senhor, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o
Testemunho, para que não morra”. Levíticos 16:12 e 13
Depois,
imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu
sangue para dentro do véu; e
fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no
propiciatório e também diante dele”. Levíticos
16:15
Depois,
farás um véu de pano azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido; com
querubins de obra prima se fará. E o porás sobre quatro colunas de madeira de
cetim cobertas de ouro, sobre quatro bases de prata; seus colchetes serão de
ouro. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali
dentro do véu; e este véu vos
fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo”. Êxodo 26:31 a 36
Assim como a expressão “dentro do véu” claramente é usada na Bíblia para mencionar o Lugar Santíssimo, também a expressão “fora do véu” aparece na Bíblia para se referir ao Lugar Santo, compartimento anterior ao “dentro do véu”.
e a mesa porás fora do véu, e o castiçal, defronte
da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; e a mesa porás à banda do norte”.
Êxodo 26:35 “Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo
para o norte, fora do véu. E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor,
como o Senhor ordenara a Moisés.” Êxodo 40:22 e 23
Sabendo que fora do véu significa fora do
Santíssimo e que dentro do véu é a mesma coisa que dentro do Santíssimo, então
quando o autor do livro Aos Hebreus nos afirma que Cristo entrou no interior do
véu, não nos resta alternativa a não ser aceitar que Jesus ascendendo ao céu,
entrou no Lugar Santíssimo do santuário celestial onde efetuou uma eterna
redenção.
A qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Hebreus 6:19 e 20
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,” Hebreus 10:19 e 29.
Mudança do véu: Para aceitar que Cristo entrou apenas em 1844 no
Lugar Santíssimo, é preciso mudar o véu do lugar.
O ministério do sacerdote, durante o ano todo, no primeiro compartimento do santuário. ‘para dentro do véu’ que formava a porta e separava o lugar santo do pátio externo, representa o ministério que entrou Cristo ao ascender ao céu” (O Conflito dos Séculos. P. 420)
A verdade dói, mas liberta. Considerando que o
autor do livro Aos Hebreus usa as imagens do livro de Levíticos, livro que
apresenta o ritual anual da expiação, devemos aceitar que quando ele afirma a
entrada de Cristo para além do véu, ele queria que percebessem a entrada de
Cristo no Lugar Santíssimo, lugar onde foi realizada em uma única vez, a eterna
redenção.
Estudo - Elpídio da Cruz Silva
e-mail: elpidiocruz@yaoo.com.br
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