Deveríamos batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou "em nome de Jesus?"


Deveríamos batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou "em nome de Jesus?"

A forma apropriada de batismo é em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, como Jesus designou em Mateus. 28:19 , "Portanto , vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." O claro mandamento de Jesus é batizar dessa maneira. Mas, se é assim, então por que vemos tantos casos no Novo Testamento onde as pessoas foram batizadas "em nome de Jesus"?
  • Atos 2:38 : "E Pedro lhes disse: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."
  • Atos 10:48 : "E ele ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo . Então eles pediram que ele ficasse por alguns dias".
  • Atos 19: 5: "E quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus ."
A razão pela qual eles estavam batizando "em nome de Jesus" não é porque era uma fórmula, mas porque a frase "em nome de" significa "na autoridade de". Podemos ver uma prova disso em Atos 4: 7- 10 ,
"E quando os colocaram no centro, começaram a indagar: 'Com que poder ou em nome de quem fizeste isto? ' 8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: 'Governantes e anciãos do povo, 9 se hoje estamos em provação por causa de um bem feito a um homem doente, quanto a como este homem foi curado, 10 seja bem conhecido de todos vós e de todo o povo de Israel que , o nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem você crucificou, a quem Deus ressuscitou dos mortos, por este nome este homem está aqui diante de você com boa saúde. '"
Os judeus perguntaram "com que poder, ou em nome de quem você fez isso?" Pedro responde e diz que foi em nome de Jesus que eles haviam curado. Em outras palavras, "em nome de Jesus" significa que é pelo poder e autoridade encontrados em Cristo. Podemos ver esse uso em muitos lugares no Novo Testamento.
  • Atos 3: 6 "Mas Pedro disse:" Eu não possuo prata nem ouro, mas o que eu tenho eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno - ande! "
  • Atos 16:18 , e ela continuou fazendo isso por muitos dias. Mas Paulo ficou muito aborrecido, virou-se e disse ao espírito: "Eu te ordeno em nome de Jesus que saia dela!" E saiu naquele momento. "
  • 1 Cor. 5: 4-5 , "Em nome de nosso Senhor Jesus , quando você está reunido, e eu com você em espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus, 5 eu decidi entregar tal um a Satanás para a destruição de sua carne, para que seu espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus ".
  • 1 Cor. 6:11 : "E tais foram alguns de vós, mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."
  • Ef. 5:20 , "sempre dando graças por todas as coisas em nome de nosso Senhor Jesus Cristo a Deus, o Pai".
  • 2 thess. 3: 6 , "Agora, vos ordens, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo , que vos distancies de todo irmão que leva uma vida indisciplinada e não de acordo com a tradição que recebestes de nós".
Como você pode ver, "em nome do Senhor Jesus" e "em nome de Jesus" fala de "na autoridade de Jesus". Portanto, quando alguém é devidamente batizado, eles são batizados em nome de Jesus; isto é, pela autoridade de Jesus. Portanto, quando são devidamente batizados em nome de Jesus, devem dizer: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", como Jesus nos mandou fazer.

Didache e a fórmula batismal

Didache é um documento muito antigo que foi escrito provavelmente entre o ano de 65 e 80 dC É também chamado de "Ensinamento dos 12 Apóstolos". O Didache não é Escritura, mas é claramente um documento antigo e lança luz sobre o que a igreja primitiva estava fazendo no primeiro século e qual era a fórmula batismal.
"Mas, concernente ao batismo, assim batizei vós: tendo primeiro recitado todos estes preceitos, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo , em água corrente" (Dt 7: 1).
Se a igreja primitiva fez o que alguns grupos modernos  fazem e batizaram "em nome de Jesus", então por que o Didache não ensina a mesma coisa? A razão é porque a igreja primitiva batizou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim como Jesus ordenou que fizessem ( Mateus 28:19 ).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem